Home Maranhão Imperatriz Abuso e exploração sexual de crianças é tema de campanha

Abuso e exploração sexual de crianças é tema de campanha

Abuso e exploração sexual de crianças é tema de campanha

Caminhoneiros e outros profissionais do trânsito que passaram pela Rodoviária da Polícia Federal na BR 010, durante a manhã desta quinta-feira (18), receberam orientações sobre o combate à exploração sexual infantil e receberam panfletos com informações educativas.

A campanha é em parceria do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) de Imperatriz com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e busca reforçar as ações do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O objetivo é combater a exploração sexual infanto-juvenil nas estradas, que representa um dos principais canais para a violação infantil no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela PRF em 2014, são cerca de 2 mil pontos de abuso sexual em estradas brasileiras.

“Hoje é o dia D. Dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação é para sensibilizar os caminhoneiros, sendo eles os protagonistas de essas nossas ações. Em imperatriz o número é alarmante”, ressaltou a coordenadora do CREAS, Jucilene Reis.

“Estamos colaborando com a logística, com o aparato de segurança para fomentar essas atividades de combate exploração sexual de crianças e adolescentes. Vale lembrar que também estamos no maio amarelo, que é uma campanha que estimula a diminuição de acidentes no trânsito”, afirmou o agente da PRF, Anderson Tiburcio.

A Lei

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio remete a mesma data no ano de 1973, quando a menina de 8 anos Araceli Crespo foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória (ES).

Apesar da natureza hedionda do crime, seus agressores nunca foram punidos. Por conta da grande repercussão do caso na época, a data de 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É uma das conquistas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o objetivo de mobilizar toda a sociedade a participar dessa luta.

Programação para sexta-feira (18/05)

08h às 10h30min – Mobilização e Pit-Stop com alunos das escolas Municipais de Imperatriz com Parceria da Secretaria de Educação (Praça de Fátima).

Escolas: Frei Manoel Procópio, Renato Moreira, Frei Damião e Tocantins. Serviço de Convivência: SEDES

Denuncie

Denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo disque 100. Em Imperatriz, o telefone do conselho tutelar é o 99204-0155 ou 99131-8336.