HomeMaranhãoImperatriz Período de tempo seco facilita propagação de incêndio

Período de tempo seco facilita propagação de incêndio

Período de tempo seco facilita propagação de incêndio

O tempo seco e a falta de chuvas favorecem o surgimento de focos de incêndio. Em Imperatriz, o último registro foi no bairro Conjunto Planalto. O fogo chegou próximo a uma residência e por pouco não atingiu um imóvel abandonado.

Para esta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo quente e temperaturas elevadas. O clima é favorável para registros de incêndio.

Além dos fenômenos naturais e da seca, o homem ainda é o maior causador dos incêndios, como a prática de limpeza em terrenos como uso do fogo. O que muitos não sabem ou até mesmo ignoram é que se não houver um preparo, o fogo pode se propagar e virar um incêndio de grandes extensões.

“Esse período de estiagem, fica mais crítico. O que acentua essas ocorrências é a prática de agricultura na região. Não aconselhamos que se faça a limpeza de terrenos com o uso de fogo, e sim por um processo mecânico, como a capinação. Para evitar que o fogo de alastre por uma área não desejável ou até mesmo invadir residências”, alertou o comandante do Corpo de Bombeiros, Wini Barbosa.

De janeiro até agora, foram registrados quatro ocorrências de incêndios. O número é quase o mesmo em relação ao mesmo período em 2016, com cinco casos. A preocupação da equipe do Corpo de Bombeiros é com os meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro. Só no ano passado, de julho até outubro, foram registrados 105 casos na zona rural e urbana.