HomeMaranhãoImperatriz Vacinação contra a gripe segue até 26 de maio

Vacinação contra a gripe segue até 26 de maio

Vacinação contra a gripe segue até 26 de maio

Campanha de vacinação contra a gripe se estende até 26 de maio. Em Imperatriz, já foram aplicadas 18.150 doses da vacina. O total corresponde a 30% da meta. A expectativa é de imunizar 60 mil pessoas que estão no público-alvo da campanha até a data definida.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

De acordo com o Ministério da Saúde, no Maranhão 18,17% do público-alvo se já se vacinou até o dia 05 de maio. O que representa uma baixa porcentagem, já que a campanha se encerra em 17 dias. A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

No último sábado (13), as unidades de saúde dos municípios e postos itinerantes em todo o Brasil estiveram abertos para aplicar vacinas contra gripe na população que faz parte dos grupos prioritários.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Pessoas com doenças crônicas nãos transmissíveis, como diabetes e hipertensão, também podem ser imunizadas, desde que haja prescrição médica.

“Eu tenho diabetes, pressão alta, e tenho que me cuidar. É muito importante as pessoas virem se vacinar, é para o bem da gente. E o melhor que temos que fazer é vir”, disse dona Rosinete Santos.

Documentação

Para fazer a vacina em crianças entre seis meses e menores de cinco anos, pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação. Pessoas com doenças crônicas devem ter em mãos atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença.

Os profissionais de saúde e professores precisam apresentar carteira de trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Idosos e demais grupos devem levar o Cartão SUS ou documento de identidade. Gestantes que não são acompanhadas no SUS devem levar atestado médico com a solicitação.