Home Maranhão Açailândia Edital garante instalação de salas de cinema em municípios

Edital garante instalação de salas de cinema em municípios

Edital garante instalação de salas de cinema em municípios

As cidades maranhenses de Açailândia, Codó e Pinheiro foram contempladas no edital “Cinema da Cidade”, que prevê a instalação de salas de cinema em municípios brasileiros com população igual ou superior a 50 mil habitantes e que ainda não as possuem. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Os municípios vão receber a instalação de salas de cinema multiuso e de espaços comerciais (incluindo bonbonnière) e de prestação de serviços. As salas poderão ter capacidade de, no mínimo, 100 e máximo de 200 expectadores, de acordo com o terreno disponibilizado pelas Prefeituras, gerando novos espaços de exibição para a população dessas cidades.

Além das atividades de exibição de filmes, as salas também poderão ser utilizadas para serviços que envolvam o audiovisual, o ensino à distância, videoconferências e outras atividades que promovam o desenvolvimento da cultura.

Cinema da Cidade

O ‘Cinema da Cidade’ integra o programa Cinema Perto de Você, instituído pela Lei 12.599/2012, destinado à ampliação, diversificação e descentralização do mercado de salas de exibição cinematográfica no Brasil. Estruturado pela Ancine e pelo Ministério da Cultura (MinC) , o programa envolve um conjunto de mecanismos e ações diversificadas, destinadas à melhoria do ambiente de negócios e da oferta de capital para os empreendedores do mercado audiovisual.