Home Maranhão Curso de Administração do IFMA é avaliado com nota 4

Curso de Administração do IFMA é avaliado com nota 4

Curso de Administração do IFMA é avaliado com nota 4

O curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São João dos Patos recebeu conceito 4 (perfil muito bom de qualidade) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), numa escala que varia de 1 a 5. O processo avaliativo foi realizado pelos avaliadores Carlos Alberto Araripe e Josué Sucupira Barreto e teve como finalidade o reconhecimento do curso.

De acordo com a coordenadora do curso, Aurinete Costa, o objetivo do curso é “formar profissionais organizacionais que atuem na gerência e desenvolvimento das organizações de produtos e serviços, e visa formar empreendedores que atuem no fortalecimento das potencialidades econômicas da região do Sertão maranhense”.

O professor Carlos Eduardo Galvão relata as mudanças que aconteceram na matriz curricular do curso de Administração ao longo do tempo, a fim de atender novas demandas de formação. “Historicamente, havia os cursos de Administração de Empresas e de Administração Pública; hoje é basicamente só Administração. O curso tem dupla formação: uma formação profissional, aplicada ao mercado de trabalho, e uma formação acadêmica, permitindo ao aluno desenvolver pesquisa científica, tanto é que na conclusão do curso ele precisa desenvolver um projeto de pesquisa aplicado à área”.

“O curso nos dá uma visão muito diferente da realidade financeira e econômica. Ele agrega tanto pessoalmente, pois os brasileiros não sabem gerenciar a vida financeira, quanto profissionalmente, pois possibilita atuar tanto na área financeira quanto de gestão”, afirma o estudante recém-formado Eudemio Sousa, que trabalha como funcionário terceirizado no campus e agora pretende se preparar para concursos públicos.

 

Desenvolvimento regional

O diretor geral do campus, Elissandro Tavares, destaca que o conceito alcançado pelo curso é fruto do esforço conjunto do corpo docente e técnico administrativo, cuja atuação busca principalmente o desenvolvimento regional. “O objetivo do nosso trabalho é desenvolver a região do Sertão maranhense, sobretudo na questão educacional. Essa nota reflete um esforço coletivo em buscar novos resultados e propiciar as melhores condições para o aprendizado dos estudantes de São João dos Patos e região”.

Da mesma forma, a professora Sandra Maria Caminha avalia o protagonismo do IFMA na melhoria dos indicadores educacionais da região. “Onde os Institutos Federais estão instalados, o desenvolvimento para a cidade é visível. O Campus São João dos Patos tem proporcionado avanços para toda a região. Os alunos saem com uma formação de qualidade, conseguindo ter esse diferencial. Estamos trabalhando para que nossos cursos de graduação tenham cada vez mais qualidade”, conclui.

Perfil do curso

Modalidade: presencial

Período: noturno

Carga horária mínima: 3000 horas-aula, incluindo as atividades complementares de 300h e estágios obrigatórios I e II, com 300 horas-aula.

Quantidade de alunos matriculados (2017.1): 134 alunos

Quantidade de egressos (saída 2016.1): 19 alunos

Corpo docente: 2 doutores, 12 mestres, 6 especialistas