Home Maranhão Interiores recebem mutirão de combate ao glaucoma

Interiores recebem mutirão de combate ao glaucoma

Interiores recebem mutirão de combate ao glaucoma

Municípios da Regional de Saúde de Itapecuru receberão, nos próximos dias 5, 6 e 7 de abril, o Mutirão de Combate ao Glaucoma. A ação é promovida por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tem o objetivo de ampliar as atividades que permitem o diagnóstico e o tratamento da doença. Em abril, mais de 4,2 mil pessoas já foram beneficiadas com a ação no interior do estado.

Durante a atividade, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho. A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado ou para a cirurgia.

Recebem o mutirão nesta sexta-feira (5) os municípios de Belágua, São Benedito do Rio Preto, Anajatuba e Itapecuru. Já no sábado (6), as atividades acontecerão em Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Urbano Santos e Vargem Grande. No município de Pirapemas o mutirão será realizado na manhã do domingo (7).

Para combater o Glaucoma, o programa oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes acerca do uso correto da medicação. O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, que causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo, devem estar atentos e participar das atividades do mutirão em seu município.