Home Política Projeto de lei proíbe apreensão de veículo por IPVA atrasado

Projeto de lei proíbe apreensão de veículo por IPVA atrasado

Projeto de lei proíbe apreensão de veículo por IPVA atrasado

Veículos com o IPVA atrasado não poderão ser retidos, apreendidos ou recolhidos. É o que prevê o projeto de lei 099/2017, que está em tramitação na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado estadual Wellington do Curso (PP).

Ao justificar o projeto, o deputado Wellington citou o artigo 150 da Constituição Federal que veda a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios “utilizar tributo com efeito de confisco”.

De acordo com o Projeto, o Estado possui mecanismos legítimos para fim de cobrança de tributos, a exemplo da inscrição do inadimplente na dívida ativa e ainda proceder com execução fiscal e não necessariamente o recolhimento do veículo.

“O Estado não pode confiscar o veículo. Pode cobrar do contribuinte na esfera administrativa e recorrer ao Judiciário, que faz a execução do pagamento. Agora, recolher o veículo somente porque o IPVA está atrasado não é uma prática correta. É esse o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, baseando-se na Constituição Federal. Assim, contamos com a sensibilidade dos demais deputados para que tal proposta seja aprovada e livre a população dessa violação de direitos”, pontuou Wellington.