Home Brasil Anac vota regulamentação sobre drones

Anac vota regulamentação sobre drones

Anac vota regulamentação sobre drones

Uma reunião da diretoria da  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), marcada para hoje (2), deverá discutir a regulamentação do uso de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones.

 O voto do diretor Ricardo Fenelon chegou a ser lido na reunião do dia 4 de abril, mas um pedido de vista adiou a decisão.

A regulamentação, aguardada por fabricantes e usuários, deverá alavancar o uso dos aparelhos em áreas como agricultura, segurança e mineração.  A Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, começou a testar drones como auxiliares da fiscalização das estradas.

REGRAS

A proposta apresentada divide as aeronaves em três categorias:

  • veículos com mais de 150 kg;
  • veículos entre 25 e 150 kg;
  • drones com peso abaixo de 25 kg.

Entre as medidas previstas na regulamentação está a exigência de uma habilitação para quem controlar aeronaves com mais de 25 quilos. A licença e habilitação do piloto também deverá ser exigida quando drones considerados leves, com menos de 25 kg, voarem acima dos 121 metros (400 pés).

Os drones que tiverem mais de 250 gramas até 25 kg terão que ser cadastrados no site da agência. Os que tiverem peso inferior a 250 gramas não precisarão ser cadastrados.

As normas poderão expandir o mercado de drones para usos distintos como pulverização de lavoura, segurança privada e pública e até mesmo serviço de entrega.