Home Maranhão Imperatriz Tentativa de fuga em presídio acaba em tiroteio em Imperatriz

Tentativa de fuga em presídio acaba em tiroteio em Imperatriz

Tentativa de fuga em presídio acaba em tiroteio em Imperatriz

Na última sexta– feira (28), aconteceu uma fuga em massa de detentos da Unidade prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI II), no bairro Itamar Guará, periferia de Imperatriz.

Segundo o policial militar chefe do plantão, sargento Alves, a descoberta da ação aconteceu quando presos tentavam fugir da unidade por túneis escavados nas celas 5 e 6 do pavilhão 1 da unidade. Por ter sido descoberto a tempo, a polícia conseguiu agir rapidamente antes que os internos pudessem organizar uma nova estratégia de fuga.

“Após a constatação preliminar de eu não há fuga, manteremos uma equipe policial fazendo uma varredura na região, e realizaremos novamente a contagem dos detentos, para ter a certeza de que nenhum deles fugiu,” afirma o sargento.

A tentativa de fuga, e consequentemente da descoberta desta, aconteceu durante a visita intima no pavilhão ao lado, o que gerou um tumulto em todo o presidio com gritos e correria. Houve troca de tiros entre os detentos e os policiais que tentavam evitar a fuga.

Moradores das proximidades afirmam que quem vive no bairro, permanece em constante sobressalto, e que o tiroteio poderia ter inclusive atingido as crianças que brincavam na região.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), informou em nota, que apesar do tiroteio, não houve feridos e que nenhum preso conseguiu fugir e que aqueles que tentaram a fuga, foram redistribuídos nos outros pavilhões e que será aberto um processo interno para apurar a situação.  Os detentos aos quais forem confirmadas as participações na fuga, responderão por Processo Disciplinar Interno.

A fuga de unidades prisionais em Imperatriz tem se tornado comum na cidade; segundo informações da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), na última quinta – feira (27), três adolescentes fugiram da unidade, e até o fechamento desta reportagem, nenhum deles havia sido capturado.