Home Maranhão Timon Governo Federal reconhece situação de emergência em Timon

Governo Federal reconhece situação de emergência em Timon

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta sexta-feira (28) a situação de emergência no município de Timon, no Maranhão, em decorrência das enxurradas no município. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

A medida irá permitir que a prefeitura solicite o apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas.

Municípios de outros estados do país também foram reconhecidos em situação de emergência, por serem afetados por desastres naturais. Fazem parte da lista cidades na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Para obter o apoio financeiro disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), contendo um diagnóstico dos danos causados pelo desastre, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado. O auxílio federal é complementar às ações dos estados e municípios.