Home Maranhão Imperatriz Falta de estrutura e manutenção em posto de saúde afeta atendimento

Falta de estrutura e manutenção em posto de saúde afeta atendimento

Falta de estrutura e manutenção em posto de saúde afeta atendimento

Mais uma vez, moradores do bairro Vilinha reclamam do atendimento no Posto de Saúde Dra. Maria Aragão, em Imperatriz. No dia 5 deste mês, foram relatadas ao MA 10 reclamações relacionadas ao número insuficiente de profissionais e da falta de senhas. Desta vez, a falta de estrutura e manutenção do posto preocupa os moradores que precisam de atendimento.

A Unidade de Atendimento Básico atende a população do bairro Vilinha e Parque Alvorada I e II. O posto foi construído em 2003 e nunca passou por uma reforma.

Na segunda segunda-feira (17), o vereador Carlos Hermes (PCdoB) visitou o Posto de Saúde e durante a sessão na Câmara, na manhã da última quarta-feira (26), o vereador relatou sua visita contando a atual situação do referido posto de saúde:

“O posto está simplesmente destruído. Os trabalhadores de lá estão atendendo de modo precário. São apenas 40 fichas por semana, uma quantia insuficiente para atender toda aquela região. Entrei na sala de atendimento odontológico e vi que as paredes estão destruídas, não há equipamento adequado”, disse o parlamentar.

“Nós temos um problema também de ausência de agentes comunitários de saúde. Não há equipe suficiente para a região, portanto, muitas áreas são descobertas e isso dificulta o acesso ao atendimento base”, complementou.

Carlos Hermes fez uma indicação ao prefeito Assis Ramos e ao secretário de Saúde Alair Firmiano para a reforma do Posto de Saúde Dra. Maria Aragão e também do auditório anexo: “Pedimos ao governo municipal que faça a reforma do prédio, o que vai ajudar e muito na qualidade do atendimento àquelas pessoas”, finalizou.

A dona Elielza Calixto, por exemplo, reclama que há mais de trinta dias tenta marcar uma consulta no posto e conta da situação do posto: “Tá faltando tudo. Falta remédio, e não tem material para fazer curativos. O posto está precisando de ajuda e nós também”.

NOTA

A Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura de Imperatriz esclarece que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) irá realizar a reforma de todas as unidades de saúde do município.

A SEMUS informa ainda que a quantidade de senhas para atendimento são distribuídas de acordo com a equipe médica que atende os postos de saúde mas, que já está sendo planejada a possibilidade de contratação de mais médicos o mais breve possível.