Home Maranhão Academia de Letras é oficializada em João Lisboa – MA

Academia de Letras é oficializada em João Lisboa – MA

Academia de Letras é oficializada em João Lisboa – MA

Na última quarta – feira (26) foi oficializada a criação da Academia de Letras da cidade de João Lisboa, distante 12 km da cidade de Imperatriz, sob o título de Academia Joãolisboense de Letras (AJL).

A solenidade de inauguração da entidade aconteceu na Câmara municipal da cidade, visto que Academia ainda não possui sede própria, e reuniu intelectuais, professores, a comunidade e políticos da região.

O Projeto da Academia conta com quatro idealizadores, todos: o professor José Ribeiro, o pedagogo Ivan Lima, o escritor Valdizar Lima e o bacharel em direito Hemerson Geovane.

Segundo os idealizadores, a entidade tem por objetivo colocar João Lisboa no cenário nacional e incentivar estudantes e a sociedade ao hábito da leitura, produção literária e cultural.

“A partir de uma academia de letras, é possível incentivar a cultura, a leitura, a produção literária e inclusive alavancar a economia de uma região, chegou o grande momento de dar essa pequena contribuição ao município que nos acolhe de coração,” comemora Hemerson.

Durante a fundação da AJL, uma chapa foi eleita para presidir a academia por dois anos, a posse está marcada para julho deste ano, o próximo passo será as discussões sobre a sede da entidade, que atualmente funciona na residência do escritor Valdizar Lima.

Ainda não há previsão para a publicação de livros pela AJL, no entanto Valdizar garante que a entidade cumprirá a missão de valorizar as produções regionais;