Home Notícias Saúde Ações marcam Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Ações marcam Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Ações marcam Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Interessados em aferir a pressão arterial poderão fazê-la gratuitamente nesta quarta-feira (26) no Shopping da Ilha, por meio da campanha do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

A ação também contará com teste de glicemia e orientações para o controle da doença serão alguns dos serviços oferecidos à população. Participam da ação acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e profissionais da área de saúde.

Hipertenção

Hipertensão é a doença crônica que mais afeta as pessoas no planeta e é um dos principais fatores de risco cardiovascular. Chamada de “mal silencioso” por se instalar no organismo muitas vezes sem apresentar sintomas, a hipertensão arterial é considerada uma epidemia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).Há pelo menos 600 milhões de hipertensos no mundo. Desses, 500 milhões necessitam de intervenção médica imediata.

As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que o paciente conheça sua condição e siga em tratamento com o controle da pressão.