Home Maranhão Suportes para bicicletas serão instalados em ônibus

Suportes para bicicletas serão instalados em ônibus

Suportes para bicicletas serão instalados em ônibus

Nesta segunda-feira (24) tem início o projeto-piloto iniciado no estado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) que disponibiliza suportes para bicicletas nos nove ônibus que compõem a linha Raposa – São Luís.

Os equipamentos, também chamados bike racks, serão instalados na parte dianteira dos coletivos e funcionam de maneira semelhante aos racks de automóveis. Cada rack terá vaga para até duas bicicletas e são ideais para pessoas que percorrem grandes distâncias, como o caso de quem mora na Raposa e precisa se deslocar até São Luís, podendo realizar parte do trajeto de bicicleta e outra de ônibus, além de oferecer segurança para imprevistos, como chuvas inesperadas ou problemas mecânicos.

O sistema já é usado em algumas cidades no mundo, como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, apenas as cidades gaúchas de Santa Cruz do Sul e Bagé já realizaram operações com racks. Em outras cidades como Recife e Florianópolis, a câmara municipal já aprovou o projeto que prevê a instalação de bike racks em ônibus, mas o projeto ainda não foi iniciado.

“Não podemos pensar em nenhum modelo de transporte que seja autossuficiente. A integração de modais é o sentido do transporte público no mundo inteiro. Por isso, vamos experimentar o bike rack na Linha Expressa Raposa – São Luís para que o usuário possa se deslocar de casa até a parada de ônibus de bicicleta e, no destino final, também”, explica o presidente da MOB, Artur Cabral.