Home Maranhão Após rompimento de adutora, nova tubulação será entregue em junho

Após rompimento de adutora, nova tubulação será entregue em junho

Após rompimento de adutora, nova tubulação será entregue em junho

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que a entrega das obras de substituição de toda a tubulação do Italuís será realizada em junho deste ano. O novo prazo foi informado após um novo rompimento da tubulação da Adutora de Água Tratada do Sistema Italuís, que comprometeu o abastecimento de água em parte da capital.

O rompimento ocorreu na noite de quarta-feira (19), na BR 135, no Campo de Peris. O abastecimento, comprometido na quinta-feira, já deverá ser regularizado ainda nesta sexta (21).

A adutora do Italuís, já com 30 anos de funcionamento, encontra-se com ferrugem e corrosão em alguns pontos, o que pode gerar rompimentos ao longo da tubulação.

A conclusão das obras integra a fase final da obra de Remanejamento da Adutora de Água Tratada do Sistema Italuís, que está substituindo a antiga adutora ao longo do Campo de Peris por uma mais moderna, com tubos de aço de 1.400 milímetros, num trecho de 19 quilômetros. Com isso, um volume de água maior poderá ser transportado a São Luís.

A nova adutora também vai facilitar a realização de operações. Válvulas de seccionamento em pontos específicos darão mais rapidez para realização de procedimentos. Isso poderá facilitar o reabastecimento em caso de liberação pós-manutenção ou consertos.