Home Polícia Polícia realiza operação “Ordem e Progresso” no Maranhão

Polícia realiza operação “Ordem e Progresso” no Maranhão

Polícia realiza operação “Ordem e Progresso” no Maranhão

Nesta quinta-feira (20), está sendo lançada no Maranhão a “Operação Ordem e Progresso”,  que visa contribuir com a promoção da segurança e da realização das outras funções do Estado, como por exemplo, a saúde e a educação. A operação, que é nacional, será realizada em todo território brasileiro. O lançamento ocorre na Praça Maria Aragão, e teve início às 14h. Também acontece no mesmo horário, nas cidades de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha,  Codó, Colinas, Imperatriz, Mirinzal, Pedreiras, Pindaré, Pinheiro, Rosário,  Timon, Viana e Zé Doca.

De acordo com informações do coronel Frederico Pereira, comandante geral da PMMA, a operação contará com o efetivo de 1.195 policiais no estado.  “O efetivo da Operação Ordem e Progresso na Grande São Luís é de 657 policiais militares e no interior do Maranhão conta com 538 policiais que atuarão 24 horas na ação, contribuindo significativamente nas ações de segurança do nosso estado”, destaca o comandante. Como a operação é de âmbito nacional e envolve todas as policias e bombeiros militares do Brasil o efetivo empregado ultrapassa 35.000.

As polícias militares desenvolverão ações visando: apreensões de armas, atendimento de ocorrências, abordagens a pessoas e a veículos, apreensões de veículos irregulares, prisão de pessoas, apreensões de drogas, cumprimento de mandados de busca e apreensão, confecção de Autos de Infração de Trânsito, recuperação de veículos furtados/roubados. Já as ações dos bombeiros visam verificações e fiscalizações em edificações, eventos e estabelecimentos, bem como resgates, atendimentos pré-hospitalares e salvamentos.

A operação é a primeira dessa envergadura, feita de forma conjunta entre as instituições militares estaduais. Conta ainda com esforços adicionais por parte das corporações nas ações de prevenção e manutenção da ordem pública, com vistas à promoção da segurança dos cidadãos brasileiros. Ela é resultado da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG-PM/CBM), ocorrida de 4 a 7 de abril de 2017 no Rio de Janeiro.