Home Notícias Saúde Mutirão de glaucoma será realizado no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo

Mutirão de glaucoma será realizado no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo

Mutirão de glaucoma será realizado no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo

O Mutirão de Combate ao Glaucoma na Vila Palmeira, será realizado neste sábado no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, das 8h às 10h. As atividades do programa são realizadas tanto na capital quanto em municípios do interior do estado, com o objetivo de identificar portadores da doença e ampliar o acesso gratuito ao tratamento.

Durante a atividade, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho. A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado ou para a cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa oferece colírios gratuitos e orienta acerca do uso correto da medicação.

O Mutirão de Combate ao Glaucoma favorece o diagnóstico precoce dessa doença, que pode não apresentar sintomas aparentes e, inclusive, causar cegueira irreversível. A ação é voltada para atender pacientes do grupo de risco, que inclui pessoas acima de 40 anos, com a pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma e portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.