Home Cultura Aberta seleção para novos atores em grupo de teatro

Aberta seleção para novos atores em grupo de teatro

Aberta seleção para novos atores em grupo de teatro

Estão abertas as inscrições no Grupo Universitário de Teatro da UFMA até o dia 28. O seletivo está oferecendo 20 vagas que se destinam à comunidade acadêmica e à comunidade em geral, desde que sejam maiores de 18 anos. Para realizar a inscrição, o candidato deve se inscrever pelo site ou procurar a Biblioteca Setorial de Artes – BSA (Bloco 6, 2º andar, Centro de Ciências Humanas), das 9 às 18h.

Os interessados devem ter disponibilidade semanal de terça a quinta, das 18h30 às 21h30. A seleção ocorrerá por meio de testes de aptidão, realizados no dia 2 de maio às 18h30, na Rua Humberto de Campos, nº 174, Centro – DAC. Os selecionados poderão permanecer no grupo enquanto houver disponibilidade e terão a oportunidade de participar de cursos de aperfeiçoamento, atuação em espetáculos, participação em festivais e eventos, certificado.

O GUT – Grupo Universitário de Teatro é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Maranhão criado em 1996 pela Professora Ana Teresa Desterro Rabêlo e alunos do Curso de Educação Artística (DEART) e tem como objetivo aproximar a comunidade da Universidade, por meio do teatro.

Em seus dezenove anos de existência, o GUT já montou vários espetáculos, entre os quais se destacam: “O Castigo do Santo” (1996), de Aldo Leite; “O Tribunal dos Divórcios” (1997), de Miguel de Cervantes; “O Piquenique no Front” (1997), de Fernando Arrabal; “A Filha de Pai Francisco” (1998), de Lenita Estrela de Sá; “O Amor de D. Perlimplim com Belisa em seu Jardim” (1999), de Federico Garcia Lorca; “Hoje a Banda não Sai” (2001), de Severino Tavares; “O Planeta dos Palhaços” (2003), de Pasqual Lourenço Teudech; “A Formiga Fofoqueira” (2003), de Carlos Nobre; “A Boa” (2003), de Aimar Labaki; Trilogia “Sedução” (2005): “Uma Palavra por Outra”, de Jean Tardieu, “O Amor de Colombina”, de Menotti Del Picchea; e “A Esmola é Grande, e o Santo nem Desconfia” (2000), baseada na obra de Nelson Rodrigues (Adaptação do Grupo); “O Consertador de Brinquedos” (2006), de Stella Leonardos; “Além do Arco-Íris” (2008), de Aldo Leite; Commedia Dell´Arte “Os Quatro Falsos Endemoninhados” (2008), (Adaptação do Grupo); “O Rico Avarento” (2009), de Ariano Suassuna; “O Casamento da Comadre Sebastiana” (2009), de autoria desconhecida (Adaptação do Grupo); “Deus” (2010), de Woody Allen (Adaptação do Grupo), “A Viagem de um barquinho”, de Silvia Ortof (2010) “Entre a Missa e o Almoço”, de Arthur de Azevedo (2013), entre outros.

O grupo possui uma diretriz muito particular, que é apresentar-se em espaços comunitários de bairros periféricos de São Luís, hospitais públicos e escolas públicas, no intuito de levar o teatro em locais onde as pessoas têm pouco acesso.