Home Notícias Economia Contas públicas federais só vão sair do vermelho em 2020

Contas públicas federais só vão sair do vermelho em 2020

Contas públicas federais só vão sair do vermelho em 2020

A previsão é do próprio Governo Federal, através do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2018 (PLN 1/2017).

O projeto enviado ao Executivo prevê, em 2018, um déficit primário do Governo Central de R$ 129 bi, um crescimento de 2,5%, o salário mínimo de R$979, uma inflação de 4,5% e a Selic em 9%.

E as previsões para 2019 e 2020 apontam que a meta fiscal deve crescer mais do que o PIB. Esse cenário é resultado de uma combinação da Pec do Teto de Gastos com o aumento de receitas.

PLDO

A lei de diretrizes orçamentárias é enviada todos os anos ao Congresso, com propostas e projeções para a economia brasileira. Ela também serve de base para a elaboração da lei orçamentária anual. Ela inclui, por exemplo, a previsão do valor do salário mínimo.

“Hoje em dia a lei que define o valor do salário mínimo considera dois fatores: o reajuste na concessão da variação do NPC (para manter o valor real do salário mínimo) mais o crescimento do PIB de dois anos anteriores. Só que nos anos anteriores esse crescimento foi negativo, então essa parcela no caso é 0. Para 2018, se utilizaria o crescimento do PIB em 2016”, explica Vinicius Amaral, consultor legislativo do Senado.

Com informações da Agência Senado