HomeNotíciasSaúde Campanha da Voz alerta para importância da saúde vocal

Campanha da Voz alerta para importância da saúde vocal

Campanha da Voz alerta para importância da saúde vocal

A Campanha da Voz, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai começar amanhã, dia 18, e vai até dia 26. Segundo a prefeitura, o objetivo é chamar a atenção para importância da saúde vocal e estimular a identificação de doenças vocais.
As oficinas da Campanha da Voz acontecerão em escolas da rede municipal de ensinoe e serão coordenadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest – Regional São Luís).
De acordo com o fonoaudiólogo do Cerest, Manoel Tadeu, o professor pode identificar a forma de produção da sua voz com melhor fluidez e com menos esforço, executando assim sua jornada de trabalho com melhor desempenho e evitando o adoecimento pelo esforço vocal. “Além das atividades relacionadas à comunicação, serão realizadas a observação do ambiente de trabalho e encaminhamento dos trabalhadores aos serviços do Cerest”, disse.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que a ação será dirigida para a população em geral, que deve estar atenta às alterações que podem ser sinais de doenças. Ela ressalta também que a campanha vai realizar atividades especialmente para pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho.
“Cantores, professores, locutores e outros profissionais devem priorizar cuidados básicos e adotar algumas rotinas que ajudam a preservar a saúde vocal. Existem recursos que facilitam a comunicação e a conservação da voz e a Prefeitura de São Luís trabalha sempre na prevenção das doenças, proporcionando maior qualidade de vida à população”, afirmou a secretária.