Home Cultura Inscrições abertas para o Festival Maranhão na Tela

Inscrições abertas para o Festival Maranhão na Tela

Inscrições abertas para o Festival Maranhão na Tela

O festival celebra sua primeira década em dez dias de intensa programação. Transferido para o segundo semestre, o evento, um dos mais importantes na área de cinema do Maranhão, acontecerá de 16 a 26 de agosto, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. As inscrições para as mostras competitivas serão aceitas até o dia 31 de maio.

O evento prepara uma série de novidades para essa edição comemorativa. Além das mostras realizadas tradicionalmente, como a Panorama Brasil, que apresenta somente longas-metragens inéditos, e a Animarte!, que exibe anualmente mais de 350 animações de dezenas de países, a curadoria do festival planeja mostras especiais, como a que exibirá dez filmes dentre os melhores longas já apresentados pelo festival e uma mostra de clássicos do cinema nacional. “A expectativa em torno da competitiva é grande. São dez anos de atividade do Maranhão na Tela, comemorados num excelente momento do nosso cinema”, diz Mavi Simão, diretora geral do festival. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Maranhão na Tela.

Além dos filmes que participarão da competitiva, esse panorama se completará com a mostra em homenagem ao cineasta maranhense Joaquim Haickel, que terá uma retrospectiva inédita da sua obra. “O Maranhão na Tela é muito importante, não só por mostrar os trabalhos realizados pelos nossos e por outros cineastas, mas principalmente por proporcionar a realização de cursos e oficinas que possam aperfeiçoar o aprendizado das novas gerações”, afirma Haickel, quase 40 anos de carreira.