Home Notícias Bem Estar Musicoterapia proporciona benefícios a gestantes

Musicoterapia proporciona benefícios a gestantes

Musicoterapia proporciona benefícios a gestantes

Muita gente considera ouvir música um hobby ou um simples passatempo. O que muitos não conhecem é a veia terapêutica das canções, que, inclusive, ganha cada vez mais espaço nas clínicas de tratamentos holísticos. Para as gestantes e seus bebês, também são muitos os benefícios possíveis.

Segundo a musicoterapeuta da gestação da Clínica Equilíbrio Terapias Integrativas, Lis Vanelli Fonseca, essa metodologia é uma oportunidade bastante pertinente de a mulher entrar em conexão profunda consigo mesma e com o bebê. “Nós reunimos um grupo de gestantes e fazemos dinâmicas com música que trabalhem a voz e o corpo. Essas dinâmicas são todas voltadas às questões que elas trazem na gestação e para o parto, tais como capacidade de parir, reconhecimento e empoderamento do corpo, soltura de voz etc”, explica a especialista.

Realizadas em uma câmara de haloterapia (terapia de sal), as sessões em grupo duram, em média, uma hora e meia, ocasião em que as gestantes terão oportunidade de relaxar e cantar para seus bebês, sentir seus corpos, manusear instrumentos percussivos e conhecer seus próprios repertórios musicais. O feto, por sua vez, já sente e reage às emoções da mãe, por isso a importância dessa interação. As atividades vão desde o canto à composição de suas próprias músicas.

Segundo Lis Vanelli, a mulher grávida, durante as terapias, é beneficiada também ao trabalhar seus medos relacionados à gestação e ao parto, exercita sua autoconfiança e faz vínculos afetivos com o grupo.

“A partir do momento em que você acolhe uma mulher nesse período tão importante e imersivo da gestação, esse acolhimento vai ajuda-la a fazer essa nova caminhada da gestação e parto”, explica a musicoterapeuta, que recomenda os encontros a partir dos três meses de gravidez.

A musicoterapeuta da gestação Lis Vanelli realiza as sessões em uma sala de haloterapia, o que ajuda a relaxar as gestantes.