Home Cultura Missa dos Santos Óleos reúne centenas de fiéis na Catedral de Fátima

Missa dos Santos Óleos reúne centenas de fiéis na Catedral de Fátima

Missa dos Santos Óleos reúne centenas de fiéis na Catedral de Fátima

A Missa dos Santos Óleos foi celebrada na manhã desta quinta-feira (13), na Catedral de Fátima, no Centro de Imperatriz. A celebração foi presidida pelo dom Esmerado Barreto, bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís e contou com a participação de mais de 30 padres representando as 29 paróquias da cidade, além dos seminaristas que se preparam para o sacerdócio. Na celebração, os óleos do crisma, do batismo e dos enfermos são abençoados.

Para a Fiel Vilma Bandeira, a Missa dos Santos Óleos é importante para a renovação da fé. “Para mim como católica e para todas as pessoas que aqui estão significa um momento de renovação, de busca, de partilha para que Deus possa estar habitando o coração de cada um de nós”, conta ela.

A Missa dos Santos Óleos faz parte das celebrações especiais da Semana Santa da Igreja Católica. De acordo com Dom Esmeraldo, a celebração convida a todos a estarem reunidos para a renovação das promessas feitas por fiéis e padres.

“Todos os padres aqui da diocese que se encontram para que eles possam renovar aquilo que foi prometido pra Deus no dia da sua ordenação presbiteral, que é poder servir a Deus, seguir o evangelho de jesus cristo, ajudar a formar as comunidades, sempre olhar a situação daqueles que mais sofrem e através dos sacramentos, ajudar para que as comunidades se tornem mais fortalecidas”, explica Dom Esmeraldo.

Para o Padre Rômulo, a Missa marca um momento muito importante para toda a Igreja Católica:

“A Missa dos Santos Óleos abençoa todos os óleos pra gente fazer unção dos enfermos, batismo, o crisma, então tudo isso tem um simbologia muito bonita. É nesse momento também que nós celebramos a Instituição da Eucaristia, a vinda do sacerdote. Essa celebração é muito importante dentro da Semana Santa. Para nós, se torna uma alegria muito grande”, disse o Padre.