Home Notícias Saúde MS lança Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza

MS lança Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza

MS lança Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza

O Ministério da Saúde apresenta nesta quinta-feira (13), em Brasília, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacina contra a gripe tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza.

O evento será transmitido, ao vivo, pela Rádio Web Saúde, pelo Twitter e Facebook do Ministério da Saúde.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza e é para estas pessoas que a vacina será disponibilizada inicialmente.

Redação com informações da Agência Saúde