HomeNotíciasMundo EUA lançam “mãe de todas as bombas” no Afeganistão

EUA lançam “mãe de todas as bombas” no Afeganistão

EUA lançam “mãe de todas as bombas” no Afeganistão

Pela primeira vez na História, os Estados Unidos largaram a sua bomba não nuclear mais potente — foi sobre as cavernas usadas pelo grupo jihadista Daesh na província afegã de Nangarhar, na fronteira com o Paquistão.

A notícia foi avançada pela CNN e já confirmada pelo porta-­voz da Casa Branca, Sean Spicer. Na conferência de imprensa diária, o porta-­voz precisou que a bomba lançada foi uma GBU­43, também conhecida como MOAB (iniciais de Mother Of All Bombs, ou “mãe de todas as bombas).

O responsável não avançou muitos pormenores e disse que o Presidente dos EUA, Donald Trump, poderá falar por volta das 14h locais (19h em Portugal continental).

A bomba em causa é uma GBU­43, com mais de dez toneladas. Foi desenvolvida durante a guerra do Iraque, iniciada em 2003, e testada na Florida.

O nome pelo qual veio a ser conhecida é uma alusão às declarações do então líder iraquiano, Saddam Hussein, antes da primeira guerra do Golfo, em 1991, de que essa seria “a mãe de todas as batalhas”.

A bomba foi lançada às 19h00 locais (15h30 em Portugal continental) por um avião MC­130, operado pelo Comando de Forças Especiais da Força Aérea, disse o porta-­voz do Pentágono, Adam Stump.

Fonte: Uol