HomeMaranhãoSão Luís Via Sacra apresenta segunda noite de espetáculo, em São Luís

Via Sacra apresenta segunda noite de espetáculo, em São Luís

Via Sacra apresenta segunda noite de espetáculo, em São Luís

Espetáculo encenado há 36 anos, a “Via Sacra” virou tradição entre fiéis e admiradores da fé cristã, que se dirigem ao Anjo da Guarda para ver o espetáculo de perto. Na edição deste ano, as apresentações acontecem nesta sexta-feira (14), a partir das 18h.

O enredo retrata a história do homem que dividiu o mundo entre antes e depois de sua vinda ao mundo: a paixão e morte de Jesus Cristo.

O teatro a céu aberto segue resgatando cada detalhe da jornada pelas ruas e avenidas do bairro, se reafirmando como uma das maiores encenações a céu aberto do Brasil.

O tema escolhido para este ano é “Quebra as correntes e desbrava-te”, que se refere a uma análise e um estímulo para desbravar a ignorância e conquistar o mundo.

PEÇA

Dividida em sete atos, a peça se apresenta em forma de cortejo. O primeiro ato é iniciado na Praça Recanto da Paixão, onde se passam cenas importantes como o Sermão da Montanha. Na edição deste ano uma novidade é a presença de bandas marciais nas cenas do primeiro ato.

O segundo ato é na Avenida Dinamarca com a Caminhada de Ramos e a entrada de Jerusalém. O terceiro ato segue no Largo do Teatro Itapicuraíba; depois vai para a Praça do Anjo, onde serão encenadas as também importantes cenas da Santa Ceia e do diálogo entre Pilatos e Quintilíus.

O penúltimo ato é o corredor da reflexão, na Rua Palestina, que este ano fará o público refletir sobre educação. O ápice da peça, na Praça da Ressurreição se dá o encontro de Jesus com Maria, a crucificação de Jesus, a Pietá, o enforcamento de Judas, dentre outras cenas fundamentais no enredo.

Montado pela comunidade, o espetáculo conta com a ajuda de moradores para que cada aspecto tenha sucesso.

O Grupo Grita, fundado em 1972, atua desde 1977 na comunidade Itaqui-Bacanga, no bairro Anjo da Guarda, onde tem se incorporado à dinâmica da comunidade com o teatro popular, por meio do Centro Comunitário Católico. O espetáculo Via Sacra foi concebido em 1981 para dar vida ao momento mais importante da fé cristã.


O quê:
Encenação do espetáculo Via Sacra

Quando:Hoje, às 18h

Onde:Anjo da Guarda