Home Esporte Atleta maranhense garante vaga no Circuito Brasileiro de Rugby

Atleta maranhense garante vaga no Circuito Brasileiro de Rugby

Atleta maranhense garante vaga no Circuito Brasileiro de Rugby

O Maranhão estará bem representado no Circuito Brasileiro Feminino de Rugby. A atleta maranhense Rafaela Silva, conquistou com o time Delta Rugby, do Piauí, uma das quatro vagas para o Super Sevens, o equivalente ao Campeonato Brasileiro da modalidade, e terá vaga garantida nas seis etapas do torneio nacional este ano. O classificatório foi disputado entre os dias 25 e 26 de março, em Florianópolis (SC).

Destaque do rugby maranhense nos últimos anos, Rafaela Silva reside em São Luís, mas disputa competições pelo Delta (PI), para o qual foi convidada depois de se destacar pelo ex-clube, o Maranhão Rugby.

A jogadora vive um ótimo momento no cenário local e nacional na modalidade. Atualmente, é a única maranhense que treina com a seleção brasileira. “Estou muito feliz pelo resultado, tenho pela frente mais este desafio e o meu objetivo é subir no pódio e representar bem o meu estado. Agora é foco total nos treinos”, destacou Rafaela.

Delta Rugby

A equipe piauiense é uma das maiores do Nordeste. Nos últimos dois anos, o Delta Rugby ficou entre as 10 melhores equipes do Brasil. Em 2015, ficou em sexto lugar e em 2016, em quinto. Com a conquista no Qualificatório Brasileiro, o time terá todas as despesas custeadas pela Confederação Brasileira de Rugby nas etapas do Brasileirão.

Segundo o treinador do Delta, Carlos Marvel, as meninas passaram todo o ano se preparando para esta competição. “É uma competição importante. Ano passado elas bateram na trave, isso foi chato. Estão lutando muito para se consagrarem campeãs. O psicológico foi trabalhado, ao mesmo tempo em que focamos na parte técnica e física. Por isso, as nossas expectativas são as melhores possíveis, porque vamos contar com duas atletas da seleção mais evoluídas e as demais mais focadas”, destacou Marvel.

O treinador disse ainda que “a classificação veio em boa hora, primeiro para solidificar o trabalho que estamos fazendo há quatro anos e segundo porque essa competição tem um custo muito alto com passagens, o que impossibilitaria nossa participação esse ano, mas a classificação tornou isso possível”.

Qualificatório

No Qualificatório Super Sevens, a equipe piauiense disputou a vaga com o Charrua, do Rio Grande do Sul, e venceu por 34 a 0, vitória que classificou o Delta para o circuito brasileiro, sendo a única equipe do Nordeste na competição.

O time piauiense venceu também o USP, de São Paulo por 22 a 0, e o Serra, do Rio Grande do Sul, 33 a 0, e sofreu apenas um try na vitória por 10 a 5 contra o Leoas de Paraisópolis (SP).