Home Notícias Saúde Estoque de leite só é suficiente para alimentar 15 dos 48 internados

Estoque de leite só é suficiente para alimentar 15 dos 48 internados

Estoque de leite só é suficiente para alimentar 15 dos 48 internados

O Hospital Universitário Materno Infantil está pedindo para que as mães que tem leite doem o mais rápido possível, pois a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, UTI, está com 48 bebês internados mas o leite disponível no estoque só é suficiente para alimentar 15. A situação preocupa mães e equipe médica.

Segundo o fonoaudiólogo Christyann Lima, eles só estão coletando 3 litros de leite por dia e precisam de 5 litros por dia para conseguir alimentar todos. Atualmente, apenas 40 mães doadoras estão cadastradas  no banco de dados do BLH. Christyann ainda alerta que os pacientes neonatais que não se alimentam com leite materno correm um maior risco de morte. É que o leite materno possui nutrientes capazes de regular a digestão do bebê e fortalecer a imunidade dele, o que os outros leites não fazem. Anda de acordo com ele, não há um número exato de mães doadoras a ser alçado pois o volume de doação varia de uma mãe para outra, de acordo com o que a mulher produz.

Muitas mães tem medo de doar pois pensam que pode faltar leite para o filho, no entanto, segundo especialistas do HU, o efeito é contrário. Quanto mais a mãe retira leite, mais ela produz.

Para doar é mais fácil do que parece. Basta ligar para o telefone 2109-1178 e informar que quer doar. A equipe do Banco de Leite vai até a casa da doadora, leva todos os equipamentos necessários e coleta a doação. Se preferir, a doadora pode fazer a doação no Hospital Universitário Materno Infantil, localizado na Rua Barão de Itapari,  Centro da Capital.

Após ser doado, o leite é refrigerado e passa por testes microbiológicos. Após ser aprovado pelo teste, ele é pasteurizado para que a sua validade passe de 15 dias para seis meses.