Home Notícias Mundo ONU se posiciona sobre atentado na Rússia

ONU se posiciona sobre atentado na Rússia

ONU se posiciona sobre atentado na Rússia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou a explosão dessa segunda-feira (3) no metrô da segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo, e destacou a necessidade de levar os responsáveis à justiça.

De acordo com uma declaração emitida pelo porta-voz de Guterres, o chefe da ONU expressou suas mais profundas condolências às famílias das vítimas e ao governo, bem como ao povo da Rússia.

Segundo os últimos relatos, pelo menos dez pessoas morreram na explosão, com quase 50 outras pessoas feridas.

O Conselho de Segurança da ONU – composto por 15 países-membros – também condenou com veemência o ataque terrorista, classificado como “covarde”.

“Os membros do Conselho de Segurança manifestaram a sua profunda compaixão e as suas condolências às vítimas deste hediondo ato de terrorismo e às suas famílias, bem como ao povo e ao governo da Federação Russa”, diz o comunicado do órgão da ONU.

Os membros do Conselho de Segurança reafirmaram que o terrorismo em todas as suas formas e manifestações “constitui uma das mais graves ameaças à paz e à segurança internacional” e complementaram, afirmando que todos os atos de terrorismo são criminosos e injustificáveis, “independentemente da sua motivação, onde quer que seja, quando e por quem cometeu”.

Reafirmaram ainda a necessidade de todos os Estados combaterem “por todos os meios, de acordo com a Carta das Nações Unidas e outras obrigações do direito internacional, incluindo o direito internacional dos direitos humanos, o direito internacional dos refugiados e o direito internacional humanitário, as ameaças à paz e segurança internacionais causadas por atos terroristas”.

Fonte: ONU BR