Começou nesta segunda-feira (3) e deve ir até o próximo dia vinte deste mês, o curso de formação continuada itinerante para os professores da rede pública estadual de ensino.
A capacitação faz parte das ações no programa “Mais Ideb”, que visa elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e beneficiará mais de três mil professores que trabalham com as disciplinas de português e matemática, em 802 escolas estaduais distribuídas nas 19 Unidades Regionais de Ensino (Ure’s), por todo o Maranhão.
O curso terá duração de dois dias em cada cidade, e foi apresentado por professores como sugestão durante a Escuta Pedagógica, ação promovida pela Secretária de Estado de Educação (Seduc), nas principais cidades do estado e onde os professores fornecem propostas para a melhoria da qualidade do ensino público maranhense.
A formação é uma parceria entre as secretarias municipais e unidades regionais de educação e possui carga horária de 40 horas, sendo 20 horas presenciais e 20 horas a distância.
Segundo a superintendente da educação básica do estado, Silvana Machado, cada escola deve enviar até quatro professores para a capacitação, para que estes funcionem como multiplicadores do que será trabalhado nas palestras;
“Eles multiplicarão a formação aos demais professores nas UREs, sendo que os mesmos realizarão oficinas nas suas escolas de origem, levando a formação à totalidade dos professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede estadual,” explica a superintendente.
A formação continuada para professores é importante para a atualização e aperfeiçoamento do profissional de educação em sala de aula ou não.
Em Imperatriz a formação acontecerá nesta segunda e terça – feira (03 e 04/04), na sede da Urei, localizada na rua Simplício Moreira, S/N – Centro.
Cronograma dos cursos de formação:
- Nesta segunda (3) e terça-feira (4) – na URE’s de Barra do Corda, Imperatriz, Balsas e Timon;
- 06 e 07 – URE´s de Presidente Dutra, Açailândia, São João dos Patos, Caxias e Codó;
- 10 e 11 – URE’s de São Luís, Rosário e Pedreiras;
- 17 e 18 – URE’s de Viana, Chapadinha e Santa Inês;
- 18 e 19 – URE de Bacabal;
- 19 e 20 – URE’s de Pinheiro, Itapecuru e Zé Doca.