Home Notícias Saúde Centro para assistência à autistas é inaugurado em São Luís

Centro para assistência à autistas é inaugurado em São Luís

Centro para assistência à autistas  é inaugurado em São Luís

O Centro para pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), foi inaugurado no bairro Olho D’água, em São Luís, na tarde desta segunda-feira (03). No espaço acontecerá reabilitação e será dada assistência por meio de tratamento baseado na análise do comportamento aplicado.
A estratégia de assistência especializada aos portadores da síndrome, com foco nas crianças e adolescentes, abrange atendimento em sete cabines individuais, simultâneo, e seis em grupo, totalizando 26 por turno e 52 atendimentos por dia. Juntos, os procedimentos contabilizam capacidade para mais de 1.100 atendimentos por mês.
Ao todo, 28 profissionais, sendo oito psicólogos, seis terapeutas ocupacionais, seis fonoaudiólogos, seis psicopedagogos e dois educadores físicos, foram treinados e capacitados para o serviço.
Os atendimentos vão acontecer nas formas diretas e indiretas. A primeira prevê e multiprofissionais com analista do comportamento fazendo a supervisão de programas. A segnda, também conhecida como intervenção via pais, envolve um treinamento comportamental para os genitores aplicarem no ambiente domiciliar, onde vão ocorrer através de palestras e cursos.
No local, também será oferecido tratamento para os pais dos autistas. O familiar pode optar por uma das especialidades do Centro, como: fisioterapia, acupuntura, enfermagem, grupos de alongamento grupos da melhor idade, treinamento de marcha, de hidroterapia, de treinamento funcional, de recreação e lazer na piscina, de linguagem, de atenção e concentração, de atividade aquática, de escola de postura e de exercício aquático para gestantes, para fazer enquanto aguardam o tratamento dos entes.