Home Maranhão São José de Ribamar Cresce violência doméstica: 12 MPs expedidas em março

Cresce violência doméstica: 12 MPs expedidas em março

Cresce violência doméstica: 12 MPs expedidas em março

Os números registrados na Delegacia de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís, revelam que mesmo no mês da mulher a violência doméstica conta elas é constante, e o pior, cresceu! 12 medidas protetivas foram expedidas neste mês. De janeiro pra cá, já foram 28. Dois registros a mais do que o computado no mesmo período do ano passado.

Ao todo em 2016 foram instaurados 177 inquéritos de violência doméstica.  Somente nos primeiros dois meses de 2017, houve 30 instaurações.

O maior aumento foi o de prisões em flagrante. Ao todo, no ano passado, 22 homens foram capturados. Neste ano, a soma já chegou a 10.

Entre eles, Marlon de Carvalho França, de 23 anos, detido na última segunda feira, após ameaçar de morte e agredir a companheira.

Marlon estava em liberdade mas usava tornozeleira eletrônica. Ele já havia sido preso outras 7 vezes por homicídio, roubo qualificado e tráfico de drogas.

Segundo a delegada Adriana Sales as mulheres da cidade tem se empoderado e criado coragem para denunciar mais e não suportam mais a violência  pois confiam no trabalho da delegacia e na Lei Maria da Penha. “Elas tem visto que os agressores realmente estão sendo presos e por isso criam coragem para denunciar”, ressalta a delegada.

Ainda de acordo com a delegada, a atuação da polícia no município acontece de forma conjunta. Ela acolhe a vítimas e toma todas as providencias jurídicas enquanto o delegado titular, Jader Alves, cai em campo junto com as equipes para efetuar as prisões.
“Na hora que recebemos a denúncia nós tentamos efetuar a prisão em flagrante. Quando não conseguimos nós damos continuidade ao processo para que seja emitida a ordem de prisão preventiva. Assim a vítima nunca fica sem resposta” conta o delegado Jader.