Home Maranhão Número de trechos de praias próprios para banho cai

Número de trechos de praias próprios para banho cai

Número de trechos de praias próprios para banho cai

Segundo relatório de balneabilidade das praias na Região Metropolitana de São Luís e São José de Ribamar divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) nesta segunda-feira (27),  as praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy possuem pelo menos um trecho impróprio para banho.

O laudo, que faz parte do acompanhamento mensal da balneabilidade das praias do Maranhão, é referente ao monitoramento realizado entre 19 de fevereiro e 19 de março deste ano.

Em relação ao relatório anterior, referente à 12 de fevereiro e 12 de março, o número de trechos impróprios para banho passou de 11 para 16. São no total 21 trechos analisados dessas praias, logo o número de trechos próprios para banho caiu de 10 para apenas 5.

Segue abaixo o relatório divulgado hoje (27):

As amostras de água são colhidas semanalmente em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP – Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).