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Confiança do consumidor atinge maior nível desde 2014

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 3,5 pontos em março. O indicador atingiu 85,3 pontos, em uma escala de zero a 200, o maior nível desde dezembro de 2014 (86,4). Essa é a terceira alta consecutiva do indicador, que subiu 4,8 pontos na comparação com março de 2016.

A alta foi influenciada pelos aumentos da confiança no presente e do otimismo em relação ao futuro. O Índice de Expectativas, que avalia as opiniões dos consumidores em relação aos próximos meses, avançou 5,1 pontos e alcançou 95,7 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2014 (100,7).

“A sondagem de março confirma a retomada da trajetória de alta da confiança do consumidor, interrompida com um forte ajuste no sentido contrário ao final do ano passado. O resultado continua sendo conduzido, principalmente, pela melhora das expectativas. Apesar disso, notícias favoráveis à retomada da economia, como a desaceleração da inflação, a queda dos juros e a liberação de recursos de contas inativas do FGTS, podem levar a uma alta mais consistente das variáveis que medem a situação corrente dos consumidores ao longo dos próximos meses”, afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor

O Índice da Situação Atual, que mede a confiança dos consumidores, subiu 1,2 e atingiu 71,5 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (71,8).

A melhora da confiança ocorreu em todas as faixas de renda com destaque para a recuperação dos consumidores com renda familiar mensal entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00, cujo índice subiu 5,1 pontos em relação ao mês anterior. A alta foi influenciada por melhores expectativas em relação à situação financeira das famílias e um maior ímpeto de compras.

A sondagem do consumidor de março coletou informações de 2.042 domicílios entre os dias 2 e 22 de março.

Fonte: Portal Brasil