Home Maranhão Imperatriz Centro de Cultura Negra Negro Cosme comemora 15 anos

Centro de Cultura Negra Negro Cosme comemora 15 anos

Centro de Cultura Negra Negro Cosme comemora 15 anos

O Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC) de Imperatriz celebra 15 anos de fundação no dia 27 de março. Fundado pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL) em 2002, há mais de uma década o Centro debate sobre a conscientização política e histórica da diversidade, o fortalecimento da identidade e de direitos, e realiza ações educativas de combate ao racismo e à discriminação.

Imagem: Beatriz Farias/MA 10

“O Centro de Cultura Negra tem uma longa história. Nós começamos primeiro na universidade, com um grupo de negros e não negros discutindo sobre a questão do negro na sociedade. Começamos a discutir a situação do negro, nos reuníamos semanalmente para discutir sobre. Depois esse movimento foi crescendo, começamos fazer movimentos nas escolas. O movimento surgiu da necessidade da sociedade discutir o problema do negro”, conta a Militante do Movimento Negro, Izaura Silva.

Em comemoração aos 15 anos de fundação, a instituição prepara uma série de atividades voltadas ao público que serão realizadas durante três dias, 25, 26 e 27 de março. O evento intitulado como “Tríduo da Consciência Negra em comemoração aos 15 anos do CNN”, abre com um “Estudo sobre a Encíclica Laudato Si e a Consciência Negra”, que será realizado no auditório do Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa, das 14h às 18h.

No domingo (26), a programação conta com uma Roda de Conversa com militantes do Centro de Cultura, na Avenida Beira Rio, a partir das 14h com previsão de encerramento às 18h. Na ocasião, serão discutidas as ações e atuações do CNN, que há 15 anos trabalha em defesa da população negra.

Na segunda-feira (27), a Companhia de Teatro Reinvent’arte do Centro de Ensino Urbano Rocha, encerra as comemorações, com apresentações de espetáculos de teatro, poesias e danças, todos voltados à temática negra. O encerramento acontece no auditório do Centro de Ensino Urbano Rocha, às 19h.