Home Maranhão TCE visitará municípios para avaliar gestão pública

TCE visitará municípios para avaliar gestão pública

Na próxima segunda-feira (27), representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) devem visitar os municípios de Afonso Cunha, Arame, Barreirinhas, Matões do Norte e Santa Filomena do Maranhão para avaliar do Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal (IEGM), ferramenta de verificação das políticas públicas que entra em seu segundo ano de funcionamento.

O cronograma de visitas aos municípios do estado para validação do IEGM foi definido essa semana. Com um total de 13 equipes trabalhando simultaneamente em várias regiões do estado, este será o maior esforço de interiorização já realizado pelo TCE maranhense. Na primeira semana, estarão em campo seis equipes formadas por uma dupla de auditores cada. Serão 26 técnicos distribuídos em 13 duplas, ao longo de 24 rotas, cada uma abrangendo entre 6 e 10 municípios.

Até o final do processo, que terá duração de cinco semanas, as equipes terão percorrido um total de 27.955 km.

O cronograma prevê que todos os municípios do estado sejam visitados até o final de abril (confira aqui a lista completa) independentemente do envio dos questionários respondidos por parte das prefeituras. Até o momento, 157 municípios já enviaram ou estão preenchendo as planilhas necessárias para a avaliação, o que corresponde a 70% do total.

Transparência

A validação é um procedimento que permite aos auditores do Tribunal checar as informações prestadas pelos gestores nas áreas abrangidas pelos questionários: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.