Home Polícia Patrulha Maria da Penha já atende 21 mulheres

Patrulha Maria da Penha já atende 21 mulheres

Patrulha Maria da Penha já atende 21 mulheres

A Patrulha Maria da Penha já atende 21 mulheres. O projeto está em prática há pouco mais de um mês e funciona 24h horas, mas foi criado no ano passado. Ele faz parte das atividades do policiamento comunitário da Polícia Militar do Maranhão, comandados pela Coronel Augusta.

Segundo ela, a equipe atende mulheres vítimas de agressões, sejam elas físicas, morais ou emocionais, e é formada por três pessoas. O primeiro atendimento à vítima sempre é realizado por uma policial feminina.

Segundo a Soldado Mayara, integrante da equipe que faz o patrulhamento, o primeiro passo do trabalho é acolher a vítima e garantir que ela se sinta segura para sair do cotidiano de agressões.

A partir daí, segundo o Sargento Wagner, responsável pela equipe de patrulha, são disponibilizados todos os telefones para onde as mulheres podem ligar em caso de necessidade.

Segundo a Coronel Augusta, todos os policiais que trabalham desta patrulha receberam um treinamento especializado para conseguir apoiar mulheres que estejam sob medida protetiva.

Além de garantir a segurança da mulheres, segundo a Comandante, o objetivo é encorajar as vítimas a registrarem denúncia, pois este é o único caminho para inibir a ação dos agressores.