HomeMaranhãoImperatriz Caema afirma ampliação na distribuição de água em Imperatriz

Caema afirma ampliação na distribuição de água em Imperatriz

Caema afirma ampliação na distribuição de água em Imperatriz

No dia Mundial da água (22), a Companhia de Esgoto do Maranhão (Caema) divulgou que será realizada uma ampliação na distribuição de água na cidade, além da reforma na sede administrativa, da Estação de Tratamento da Água, e no reservatório responsável em distribuir água em Imperatriz. O investimento é estimado em mais de 20 milhões de reais. A ampliação é prevista ainda para este ano.

Imagem: Beatriz Farias/MA10

O processo de abastecimento de água em Imperatriz e região se inicia no rio Tocantins, o segundo maior rio totalmente brasileiro. Três bombas fazem o trabalho de retirada da água ainda em estado bruto. As etapas do longo processo de limpeza da água são feitas pela Companhia de Água e Esgoto do Maranhão, a Caema.

Segundo o gerente geral da companhia, Rafael Heringer, os investimentos na estação são feitos para melhorar todo serviço, e ajudam não só em uma melhor distribuição da água, como também na qualidade de vida dos consumidores.

“Nós temos uma preocupação muito forte com a qualidade da água. Um controle que envolve desde a captação de água no rio Tocantins até chegar na torneira do consumidor. A cada dia pretendemos melhorar esses procedimentos para especializar o controle da água”, afirma o gerente.

Processo de tratamento

Antes da água chegar nas residências, a agua passa por inúmeras etapas. A primeira é o processo de separação, nela, a maior parte da sujeira é retirada. Depois, a água passa por um processo de agitação, com aplicação do sulfato de alumínio, onde nove motores fazem o trabalho para que as impurezas sejam retiradas.

Na próxima etapa, toda a água é levada para seis filtros que realizam a filtragem, nele, a água já é considerada 70% limpa, mas ainda passa por outro processo, o de esterilização e aplicação de flúor para a retirada de bactérias. Só depois desses processos que a água segue para as residências.