Home Maranhão São Luís Reaproveitamento de água do ar condicionado faz escola economizar 5 mil L/mês

Reaproveitamento de água do ar condicionado faz escola economizar 5 mil L/mês

Reaproveitamento de água do ar condicionado faz escola economizar 5 mil L/mês

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), reforça a importância do não desperdício desse recurso natural. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, caso a média de consumo global não diminuir no curto prazo, o planeta passará por uma escassez, que colocará em risco não somente a vida dos seres humanos, mas também dos outros seres vivos que habitam a Terra.

Além de evitar o desperdício, também têm sido desenvolvidas técnicas para o reuso da água. Pensando nisso, oito estudantes da escola técnica Ana Neri Educação Profissional, em São Luís, implantaram dois sistemas para a redução do desperdício de água na escola, através do reaproveitamento de garrafas PETs de refrigerante com capacidade de 1,5 litros colocadas dentro das descargas de sanitários dos banheiros. A iniciativa contou com a supervisão do geógrafo Marcelo Benício e do bioquímico Fagner Prata. “O intuito é a redução do desperdício de água em até 1,5 litros por cada ato de descarga que for feito”, explicou Benício.

Outra ação foi a implantação de um sistema de captação, armazenamento e reuso da água dos condicionadores de ar para a limpeza das dependências e irrigação do jardim da escola. “O objetivo é reduzir o gasto na conta de água e a valorização ambiental que se ganha com o reuso destas águas que se descartaria nos esgotos da cidade”, afirmou Prata. Em cinco meses, 27 mil litros de água foram economizados. 

 

 

A iniciativa faz parte do projeto dos alunos intitulado “Ações teóricas e práticas para uma sensibilização ao consumo de água pela sociedade”, que permitiu ao grupo conquistar em 2016 o primeiro lugar na II Feira de Inovações Sustentáveis do Parque Botânico da Vale de São Luís.