Home Maranhão São Luís Em dois meses, 67 pessoas são diagnosticadas com tuberculose

Em dois meses, 67 pessoas são diagnosticadas com tuberculose

Em dois meses, 67 pessoas são diagnosticadas com tuberculose

A incidência da tuberculose tem crescido em São Luís. Segundo a secretaria Municipal da Saúde, SEMUS, em 2012, 566 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Em 2013 o número subiu para 594. Já em 2014, o índice caiu para 544, mas de lá pra cá só tem aumentado.

No ano passado a SEMUS registrou 709 diagnósticos. Somente nos primeiros dois meses deste ano 67 pessoas infectadas iniciaram o tratamento.
Para tentar reverter este quadro, os serviços dá rede pública direcionados ao tratamento da doença foram ampliados. Atualmente 58 unidade de saúde fornecem tratamento gratuito aos pacientes, na Capital.

Para celebrar o dia mundial contra a tuberculose, que é comemorado dia 24 deste mês, próxima sexta -feira, os profissionais que fazem parte desta luta iniciaram uma campanha.

Segundo a Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município de São Luís, Teresinha Lobo, a doença tem cura mas é preciso fazer um diagnóstico precoce e não abandonar o tratamento que dura em média seis meses e é fornecido de forma gratuita.

De acordo com a enfermeira do programa de controle da tuberculose, Elza Lima, quando m paciente inicia o tratamento e não o conclui a doença acaba se desenvolvendo para um tipo mais resistente, o que aumenta as chances de morte do paciente, e da contaminação de outras pessoas.