Home Maranhão Imperatriz Unidade Móvel realiza exames de prevenção ao câncer

Unidade Móvel realiza exames de prevenção ao câncer

Unidade Móvel realiza exames de prevenção ao câncer

Equipes do atendimento da Unidade Móvel Oncológica realizam exames gratuitos de prevenção ao câncer em frente Estádio Frei Epifânio D’Abadia, na Praça Mané Garrincha, em Imperatriz. A ação permite que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) façam consulta com dermatologista, mamografia ou realizar exames de prevenção do colo do útero e da próstata (PSA).

As consultas com o dermatologista são destinadas às pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, ele é encaminhado automaticamente pela equipe do ônibus ao tratamento adequado.

A Unidade conta com uma equipe de quinze profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia. Mais de três mil pacientes são atendidos todos os meses.

“Todos os exames realizados na unidade móvel se vierem a estar alterados, nós entramos em contato com o paciente mediante telefone ou nós encaminhamos um motorista com o serviço social até a residência desse paciente, para que ele possa realizar sua consulta médica e fazer seus exames complementares”, explica a coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista.

Para o aposentado Antônio Gomes, fazer o exame de prevenção é um cuidado que todos devem ter. “Sempre quando tenho oportunidade eu faço. Acho muito importante na idade que nós estamos, digo até para os mais novos, é bom começar a fazer a prevenção”.

Atendimento

Com foco na prevenção e no combate a quatro tipos de câncer – colo do útero, mama, próstata e pele – a Unidade oferece consultas e exames que visam diagnosticar as doenças cada vez mais cedo. Até 29 de março ‘o ônibus do câncer’ disponibiliza atendimento em frente ao Estádio Frei Epifânio. A partir do dia 30, a Unidade Móvel vai estar em frente à Escola Paulo Freire, no Parque Amazonas.

Para quem deseja fazer um dos exames oferecidos, basta se dirigir até a Unidade Móvel com identidade, comprovante de endereço e cartão SUS, no horário das 7h às 11h30min e das 13h às 17h.