Home Maranhão Municípios conseguem liberação de recursos para desenvolvimento

Municípios conseguem liberação de recursos para desenvolvimento

Municípios conseguem liberação de recursos para desenvolvimento

Na última sexta-feira (17), gestores e representantes de 22 municípios maranhenses que compõem o consórcio COMEFC (Consórcio dos Municípios dos Corredores multimodais do Maranhão) estiveram em reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) no Rio de Janeiro e conseguiram a liberação do recurso do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recuso da Desestatização (FRD).

O recurso, que possibilita aos municípios financiamento de obras e projetos de desenvolvimento social e regional, estava paralisado há alguns anos, devido a burocracias impostas pelo BNDES e o Governo do Estado do Maranhão.

Estiveram na reunião o Prefeito Zé Gomes (Buriticupu), Adão Carneiro (São Francisco do Brejão), Fernando Teixeira (Cidelândia), Fufuca Dantas (Alto Alegre do Pindaré), Fernando Coelho (Bom Jesus das Selvas), Dr. Francisco (Bom Jardim), Sidney Pereira (Anajatuba), Didima Coêlho (Vitória do Mearim), Lúcio Flávio (Itinga Maranhão), Fabricio Ribeiro representando Açailândia, Dilton Carvalho (Diretor do Comefc), Rodrigo Lago (representando o Governo do Estado do Maranhão) e Marilene Ramos (Diretora Executiva do BNDES).

COMEFC

O Consórcio foi estruturado com o objetivo de estabelecer relação direta entre os gestores públicos municipais, com os órgãos Federais, Estadual e a mineradora VALE. Ao longo de 3 anos, o Consórcio conseguiu realizar a construção de barragens, recuperação de estradas vicinais, construção e reforma de escolas, unidades básicas de saúde (UBS), poços artesianos, quadra poliesportivas, além da aquisição de kits de irrigação e ambulância.