Em Bacabal, o nível do rio Mearim está alto e o aumento no volume de chuvas no município podem ser um risco para a população. Com o auxílio de embarcações, uma comissão da Câmara de Vereadores, junto ao deputado Roberto Costa, fez uma vistoria no local e foi constatado que há riscos de rompimento de barragens em municípios vizinhos. Caso isso ocorra, cerca de mil famílias podem ser diretamente afetadas em Bacabal.
Os pontos críticos são a Rua do Cajueiro, o bairro Trizidela e o bairro Presídio. Nesse último, a água do rio já invadiu algumas residências. Moradores ribeirinhos estão sendo orientados sobre a necessidade de saírem das casas.
A prefeitura da cidade informou que está sendo estruturado um plano de contingência com representantes do corpo de bombeiros, polícia militar, defesa civil municipal e secretaria de assistência social, para impedir que a situação se agrave.
A iniciativa privada também já ofereceu apoio: proprietários de um galpão na Vila Pedro Brito devem ceder o espaço para que desabrigados sejam levados para lá, caso seja necessário. Outro possível abrigo é o centro de convivência do idoso, localizada na estrada da Bela Vista. Uma lancha foi adquirida pela prefeitura e já está em operação nessa fase de levantamento das famílias ameaçadas.
A previsão é de que as chuvas aumentem em abril, por isso, é possível que seja decretado estado de emergência no município caso o nível do rio continue subindo.