Home Maranhão Bacabal Nível do rio Mearim traz risco de rompimento em barragens

Nível do rio Mearim traz risco de rompimento em barragens

Nível do rio Mearim traz risco de rompimento em barragens

Em Bacabal, o nível do rio Mearim está alto e o aumento no volume de chuvas no município podem ser um risco para a população. Com o auxílio de embarcações, uma comissão da Câmara de Vereadores, junto ao deputado Roberto Costa, fez uma vistoria no local e foi constatado que há riscos de rompimento de barragens em municípios vizinhos. Caso isso ocorra, cerca de mil famílias podem ser diretamente afetadas em Bacabal.

Os pontos críticos são a Rua do Cajueiro, o bairro Trizidela e o bairro Presídio. Nesse último, a água do rio já invadiu algumas residências. Moradores ribeirinhos estão sendo orientados sobre a necessidade de saírem das casas.

A prefeitura da cidade informou que está sendo estruturado um plano de contingência com representantes do corpo de bombeiros, polícia militar, defesa civil municipal e secretaria de assistência social, para impedir que a situação se agrave.

A iniciativa privada também já ofereceu apoio: proprietários de um galpão na Vila Pedro Brito devem ceder o espaço para que desabrigados sejam levados para lá, caso seja necessário. Outro possível abrigo é o centro de convivência do idoso, localizada na estrada da Bela Vista. Uma lancha foi adquirida pela prefeitura e já está em operação nessa fase de levantamento das famílias ameaçadas.

A previsão é de que as chuvas aumentem em abril, por isso, é possível que seja decretado estado de emergência no município caso o nível do rio continue subindo.