Home Maranhão Serviços de saúde e educação são oferecidos para população

Serviços de saúde e educação são oferecidos para população

Serviços de saúde e educação são oferecidos para população

Neste sábado (18), as populações dos municípios de São Vicente Férrer e Bacurituba vão receber serviços nas áreas da saúde, educação, assistência social, esportes e ações de cidadania.

Além desses serviços, a ação, que faz parte do projeto ‘Caravana Governo de Todos’, coordenado pela Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), conta com programação com rodas de conversas, onde as comunidades expõem suas demandas para representantes da gestão, que também aproveitam a oportunidade para apresentar as políticas públicas.

A proposta da Caravana é estreitar a relação com as comunidades, ampliar a oferta de serviços públicos e promover a integração do Estado e prefeituras, com fins a estruturar as políticas públicas.

A produção rural familiar será contemplada durante a ação: os produtores poderão fazer um pré-cadastro no programa ‘Mais Sementes’ – ação de apoio na produção de itens essenciais, a partir da distribuição de sementes de arroz, feijão, milho, hortaliças e frutas. Será possível, ainda, solicitar a Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), documento que isenta do licenciamento as pequenas propriedades.

As ações na área da cidadania serão reforçadas com o trabalho do Procon, por meio da unidade móvel e do Viva. O órgão vai oferecer serviços de emissão de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão – que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços online. O público vai ter acesso, ainda, a orientação ao consumidor e fornecedor, podendo formalizar denúncias e reclamações.

O esporte estará presente no cronograma do projeto e vai ofertar às comunidades aulas de Zumba; e ainda palestra informativa apresentando as estratégias e planejamento para a edição 2017 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

Ainda na programação, estão previstas ações pela igualdade racial apresentadas pelo secretário de Estado de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro, em palestra; além de atendimento odontológico por meio do Odontomóvel, vacinação, nutrição, diagnóstico de hanseníase, prevenção em DST/AIDS e epidemiologia, serviços oferecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Bacurituba

Em Bacurituba, a programação será realizada no Centro de Ensino Dr. Deusdeth Cortez Vieira da Silva, das 14h às 18h.

No município, será realizada ação de saneamento básico e abastecimento de água nas residências da população do Povoado Moisinho, onde será perfurado um poço.

Na área da educação, o município será contemplado com os debates da ‘Escuta Pedagógica’ que vai unir professores do Ensino Médio e técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na ocasião, serão conhecidos os indicadores educacionais do Maranhão, incluindo Ideb e Enem.

São Vicente Férrer

Atividades e serviços destinados prioritariamente ao público feminino com a Carreta da Mulher e Ouvidoria da Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), se somam à programação da Caravana Governo de Todos, em São de Vicente Férrer. “Vamos oferecer serviços de enfrentamento à violência, além de trabalhar direitos sexuais e reprodutivos e a prevenção de doenças”, disse a titular da Semu, Laurinda Pinto.

Também será inaugurado no Povoado Água Limpa, o novo prédio do Centro de Ensino Ana Mota, que teve as obras concluídas na gestão Flávio Dino. Com a reforma, a escola teve reestruturadas seis salas de aula, sala da secretaria, sala de professores, laboratório de informática e espaço para biblioteca. O prédio tem capacidade para atender cerca de 300 alunos, tanto da sede, quanto dos povoados vizinhos. A Praça de Eventos da cidade será palco das ações da ‘Caravana Governo de Todos’, de 9h às 18h.