A vacinação contra a febre aftosa começou ontem (15), no Brasil. Os primeiros estados contemplados no calendário são o Amazonas e o Pará. Todo o rebanho bovino e o bubalino deverá ser imunizado nessa região.
No entanto no Maranhão a primeira etapa de vacinação desses animais, segundo a AGED, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, acontece em maio. Já a segunda etapa acontece em novembro. Neste momento, aqui, são realizadas campanhas e conscientização e incentivo para que pecuaristas vacinem os rebanhos.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a vacinação no Amazonas compreende duas áreas do estado: a zona não livre e zona livre com vacinação. Na zona não livre, ao longo do Rio Amazonas, o período começa nesta quarta-feira (15) e vai até 30 de abril. Na zona livre com vacinação, no sul de Canutama e Lábrea, o período vai de 15 de abril a 15 de maio, e na Boca do Acre e Guajará, de 1º a 30 de maio.
Em parte do estado do Pará, a vacinação vai de 15 de março até 30 de maio, e em Roraima, será de 1º de abril a 15 de maio. Em Rondônia, a dose contra a aftosa será aplicada de 15 de abril a 15 de maio em animais com idade até 24 meses.