Home Maranhão São Luís Movimentos realizam protesto contra a Reforma Trabalhista

Movimentos realizam protesto contra a Reforma Trabalhista

Movimentos realizam protesto contra a Reforma Trabalhista

Durante toda esta quarta-feira (15) diversas categorias no Maranhão – incluindo educação e transporte – confirmaram participação nos atos públicos que serão realizados hoje, em todo o Brasil, em protesto contra a Reforma da Previdência e à Reforma Trabalhista. Em São Luís, um ato deverá acontecer ainda nesta manhã, na Praça Deodoro (Centro).

As propostas da Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista tramitam no Congresso Nacional e têm provocado discussões e insatisfações em todo o país. Entre outras pautas, as propostas incluem o aumento da idade mínima de aposentadoria para 65 anos para homens e mulheres e a definição de tempo de contribuição em 49 anos para que o benefício integral seja recebido.

A proposta também inclui a terceirização da atividade fim, que, na prática, pode violar direitos constitucionais dos trabalhadores, levando as categorias a se mobilizarem em todo o país.

Entre as entidades que deverão estar presentes nos protestos em São Luís estão o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeeducação), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão (Sinproesemma), o Sindicato dos Agentes Penitenciários e o Sindicato dos Policiais Civis no Maranhão (Sindpol/Ma) .

Sindeducação e Sindicato do Transporte Público

Hoje, a partir das 14h, uma mesa redonda realizada pelo Sindeducação também irá trazer novas discussões, na sede do sindicato, no III Conjunto Cohab Anil. O objetivo é trazer esclarecimentos sobre o assunto com um material informativo. Representantes do Sindicato do Transporte Público do Maranhão também aderiram à Greve Nacional, e estarão entregando panfletos em frente ao Parque Bom Menino, a partir das 10h. No entanto, os ônibus seguirão circulando normalmente.

Sindicato dos Agentes Penitenciários

Durante a manhã de hoje (15), o Sindicato dos Agentes Penitenciários está protestando em portaria da Unidade Penitenciária de São Luís 1, contra a Reforma da Previdência e pela derrubada da PEC 308/08.

Além da capital, agentes penitenciários da cidade de Timon também aderiram ao movimento.

 Sindicato dos Policiais Civis

O Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol/MA) também aderiu ao movimento e protesta, a partir das 10h, em frente à Assembleia Legislativa do Maranhão, contra a PEC 287/2016 E a favor da manutenção da aposentadoria policia.Também estarão participando as outras unidades representativas da segurança pública do Maranhão. O movimento é coordenado nacionalmente pela União dos Policiais do Brasil (UPB) e Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL) e será simultâneo em todos os estados, acontecendo em frente às Assembleias Legislativas e ao Congresso Nacional, e irá mobilizar todas as entidades de segurança pública.

Última atualização em: 15/03, às 10h16

LEIA MAIS:

Entenda o que muda com a reforma da Previdência

Câmara retoma discussões sobre reformas