Home Notícias Educação Aberto edital para intercâmbio entre pesquisadores do Brasil e da França

Aberto edital para intercâmbio entre pesquisadores do Brasil e da França

Aberto edital para intercâmbio entre pesquisadores do Brasil e da França

Estão abertas, até o dia 23 de maio, a inscrição de propostas de pesquisa para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses.

A oportunidade está prevista no Edital nº 4/2017, divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nessa segunda-feira (13). O objetivo é estimular a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. A iniciativa é uma parceria entre a Capes e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), que resultou no programa Capes/Cofecub.

Os projetos que atenderem aos requisitos descritos no edital deverão ser inscritos exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário e o envio de documentos eletrônicos, na página do programa. A proposta em francês deverá ser encaminhada pela equipe francesa ao link disponibilizado para este fim pelo Cofecub. A divulgação do resultado prevista para dezembro deste ano.

Estão sendo aceitos projetos em grupo, onde o coordenador seja brasileiro, nato ou naturalizado, ou estrangeiro com visto permanente no Brasil, que seja detentor do título de Doutor há pelo menos cinco anos. A equipe brasileira do projeto deverá ser composta de no mínimo quatro docentes doutores, incluindo o coordenador. Mais informações estão no edital.

Serão selecionados até 30 projetos conjuntos de pesquisa, para início das atividades a partir de 2018 nas diversas áreas de conhecimento, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária e financeira da Capes. Cada proposta deverá conter planejamento de atividades em módulos anuais, considerando a duração máxima de financiamento dos projetos de quatro anos. A vigência do segundo biênio do projeto está condicionada à disponibilidade orçamentária das agências financiadoras e à aprovação de relatório parcial de atividades, das prestações de contas anuais e do plano de atividades atualizado para os dois últimos anos.

Benefícios

São itens financiáveis no âmbito do programa: missões de trabalho, recurso para material de consumo e serviços de terceiros, conforme especificados no edital, levando-se em consideração o valor limite de até R$ 140 mil. Também estão previstas missões de estudos aos projetos selecionados, nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado.