Home Cultura Cinema Vencedor de Festival de Jerusalém chega a São Luís

Vencedor de Festival de Jerusalém chega a São Luís

Vencedor de Festival de Jerusalém chega a São Luís

“A Morte de Luís XIV”, novo filme do premiado cineasta catalão Albert Serra, que estreia nesta quinta (16) em São Luís, no Cine Praia Grande, é um retrato dos últimos dias do maior rei da França, em 1715. Baseado nos escritos de Saint Simon, o longa reconstrói os momentos derradeiros de Luís XIV, interpretado pelo veterano da Nouvelle Vague Jean-Pierre Léaud, após 72 anos de reinado.

A produção integrou a Seleção Oficial do Festival de Cannes 2016 e recebeu prêmio de melhor filme internacional no Festival de Jerusalém 2016. No Brasil, foi o longa de abertura do Indie 2016 em São Paulo.

As sessões estreiam nesta quinta (16) e serão exibidas às 20h no Cine Praia Grande – Odylo Costa, Filho (Praia Grande).

O diretor
Conhecido cineasta e artista catalão, Albert Serra formou-se inicialmente em filosofia e literatura. O reconhecimento internacional veio com seu primeiro longa-metragem, “Honra dos Cavaleiros”, exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2006. Para o roteiro de seu filme mais conhecido, “História de Minha Morte” (vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2013), inspirou-se nas memórias do aventureiro italiano Casanova. Em “A Morte de Luís XIV”, sua realização mais recente, baseou-se novamente em memórias de figuras históricas, dessa vez para reconstruir os últimos dias do “Rei Sol”.

A Morte de Luís XIV (DCP, França/Portugal/Espanha, 2016, 105 min., 14 anos)
Direção: Albert Serra
Roteiro: Albert Serra
Direção de fotografia: Jonathan Ricquebourg
Montagem: Ariadna Ribas, Artur Tort, Albert Serra
Música: Marc Verdaguer
Produção: Thierry Lounas, Albert Serra, Joaquim Sapinho, Claire Bonnefoy