Home Notícias Educação Uema Sul recepciona estudantes com aula Inaugural

Uema Sul recepciona estudantes com aula Inaugural

Uema Sul recepciona estudantes com aula Inaugural

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uema Sul), a mais nova instituição de ensino superior pública do Brasil, está dando início às aulas nos seus dois campi. O de Imperatriz recebe a aula inaugural nesta segunda-feira (13). Já o município de Açailândia começou suas aulas no último dia 6, quando os alunos foram recepcionados, também, com uma aula inaugural. Eles conheceram a nova estrutura organizacional e foram apresentados aos integrantes da administração superior.

Programação inclui aulas magnas e atividade cultural

Com pouco mais de 60 dias de criada, a Uema Sul está em fase de planejamentos, obras e expansão. A reitora Elizabeth Nunes Fernandes, explicou que o evento em Imperatriz é para recepcionar os novos alunos e também os veteranos que, até o ano passado, estavam ligados ao Centro de Ensino Superior da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em Imperatriz. “Agora, todos fazem parte da Uema Sul; além de nos apresentar, é preciso explicar como vai funcionar esta nova instituição e sanar as dúvidas que possam existir sobre esse processo”, afirmou.

A programação em Imperatriz acontecerá nos três períodos, atendendo a todos os cursos do campus. Terá aulas magnas do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, da professora da Uema Sul Orleane Evangelista que, também, é gestora regional de Educação; e Fagno Soares, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) que ministrou a aula magna no campus de Açailândia.

“O objetivo é acolher e recepcionar os alunos no universo acadêmico, destacando aspectos específicos da educação superior e da prática profissional das licenciaturas e bacharelados”, explicou o vice-reitor da Uema Sul, Expedito Barroso. A programação contará também com apresentações musicais de Paulo Maciel, Anderson Lima e Zé Cláudio.

Jhonatan Almada afirmou que é uma grande honra de ser convidado para ministrar a aula magna e uma boa oportunidade para falar do papel da universidade no desenvolvimento regional. “Os estudos comprovam que as universidades regionais têm uma grande contribuição para o processo de desenvolvimento das cidades e região onde estão instaladas; é uma experiência comprovada na expansão da rede federal nos últimos 14 anos e a transformação que essa rede proporcionou nos municípios e regiões onde elas foram inseridos”, afirmou.