Home Maranhão São Luís Comitiva chinesa se reúne com prefeito para discutir parceria

Comitiva chinesa se reúne com prefeito para discutir parceria

Featured Video Play Icon

O prefeito Edivaldo e o vice-prefeito Julio Pinheiro, acompanhados de parte de seu secretariado receberam, na manhã desta sexta-feira (10), no Palácio La Ravardière, delegação do governo municipal de Wuhan, cidade chinesa com quem a Prefeitura de São Luís mantém parceria de cooperação bilateral nas áreas econômica e social. A reunião teve como objetivo avaliar os progressos obtidos com o acordo firmado em 2015 e discutir novos caminhos. A comitiva chinesa foi liderada pelo vice-presidente executivo do Governo Popular Municipal de Wuhan, Long Zhengcai. A comunitiva reuniu-se com reitores universitários, representantes da Fiema, empresários da industria, representantes da Associação Comercial do Maranhão e empresários do comércio para um almoço de negócios e finalizou a agenda na capital com um encontro com vice-governador do Estado Carlos Brandão.

Long Zhengcai ressaltou a importância da parceria entre as cidades co-irmãs. “São Luís tem potenciais bastante desenvolvidos em diversas áreas, como no setor portuário, por exemplo, o que nos estimula a desenvolver cooperação mútua também nessa área. Pretendemos aprofundar as parcerias bilaterais entre nossas cidades-irmãs, para promover nossas empresas, investindo e contribuindo com o desenvolvimento local. Nos últimos 30 anos, a China teve um desenvolvimento muito grande nas áreas industriais e comerciais, mas o nosso interesse não é apenas promover o estímulo ao crescimento de nosso país, mas também colaborar com o processo de desenvolvimento econômico do Brasil”, disse Long Zhengcai.

FRUTOS

Um dos resultados da parceria é a chegada de uma unidade do Instituto Confúcio para São Luís, que já está em processo. O objetivo é desenvolver projetos diversos, entre eles, o ensino do mandarim (idioma oficial da China) e outras capacitações voltadas aos jovens. A iniciativa é fruto de parceria, articulada pela Prefeitura de São Luís, entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Instituto Confúcio é uma instituição chinesa não lucrativa, cujo objetivo é promover a cultura do país, dando suporte ao ensino da língua chinesa em todo o mundo, bem como difundir a cultura e os costumes chineses ao redor do mundo. O objetivo é dar oportunidade para que estudantes da rede municipal e estadual, funcionários governamentais e técnicos de empresas privadas possam desenvolver o estudo do mandarim, além de entender questões importantes da cultura e da história desse país.

Além da instalação de uma unidade do Instituto Confúcio, a secretária municipal de Relações Institucionais, Ana Paula Rodrigues, destacou outras importantes iniciativas fruto da parceria. Entre elas está o convite feito Governo Popular Municipal de Wuhan para que estudantes da rede pública municipal de São Luís participem do Acampamento de Verão de Amizade Internacional da Cidade de Wuhan, que será realizado entre os dias 19 a 30 junho deste ano.

 

Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Muitos produtos que são exportados para a China são produzidos no Maranhão ou passam pelo Maranhão, pelo Porto do Itaqui.